Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

LISTA: 10 MELHORES SÉRIES DE COMÉDIA

Uma das primeiras atrações criadas para a televisão, as sitcons (ou situation comedy - comedia de situação) nunca saíram do ar, estando em cartaz a quase 60 anos. O gênero foi criado pela comediante Lucile Ball que adaptou para a televisão o ato de se ir ao teatro. Até hoje, o formato continua o mesmo. Ainda que sem o brilho de outrora.  Um cenário enorme com espaço para uma platéia e 3 câmeras registrando as situações. Abaixo, segue a relação das séries de comédia que eu assisti mais engraçadas, por ordem alfabética.

30 ROCK (2006-2013)


Os anos como redatora chefe e atriz do tradicional programa Saturday Night Live serviram de inspiração para Tina Fey criar 30 Rock a série que detêm o incrível recorde de ter em seu roteiro piadas a cada 5 segundos. Brincando, e as vezes, esculhambando, com a televisão e cinema, o seriado se manteve no ar durante 7 temporadas graças a sua fama. A audiência sempre foi baixa. O resultado foi os momentos mais sem noção da história da televisão e uma galeria de personagens peculiares. Outro recorde de programa foi a quantidade de participações especiais.


ALF - O E.T. EIMOSO (1986/1990)


Durante os anos 1980 a televisão americana se viu invadida pelos mais diversos tipos de sitcons. Faltava um programa que tivesse um alienígena como membro de uma família. Até que surgiu ALF um bicho pequeno, peludo  e bem folgado que atormentava a vida da família Turner. O grande destaque foi o trabalho cheio de improvisos feito pelo dublador Orlando Drummond que emplacou um bordão (tá limpo!), sotaque e maneirismos ao personagem que ficou marcado.



ARRESTED DEVELOPMENT (2003/2006 - 2013/ -)


Considerada inovadora e inspiradora, Arrested Development trouxe alguns momentos mais engraçados da televisão americana trazendo os membros da família Bluth, que tem muito mais a ver com muita família brasileira por levar tudo "nas coxas". Mal compreendida pelo publico, a serie foi cancelada na terceira temporada e ressuscitada pelo site Netflix 10 anos após a estreia ganhando uma quarta temporada produzida exclusivamente para internet. 


BIG SCHOOL (2013/ -)


O sistema publico de ensino da Inglaterra é esculachado pelo roteiro brilhante de Big School. Apenas 6 episódios produzidos para a primeira temporada foram o suficiente para conquistar fãs em todo o mundo. Infelizmente, a série não tem previsão de estreia no Brasil.  Destaque para Catherine Tate que é o tipo de atriz que mesmo parada sem dizer nada arranca risadas.


EXTRAS (2005/2007)



Andy é um homem fracassado e sonha em ser um grande ator de cinema. Mas só conseguiu ser extra, ou figurante, e junto com sua amiga Maggie (Ashley Jansen) ficam conspirando contra os atores e tentando se dar bem na vida amorosa. Criada e estralada por Ricky Gervais, Extras acaba fazendo grandes criticas ao mundo das celebridades e a cada episodio traz a participação especial de uma estrela de Hollywood que também batiza o nome do episodio.


FRIENDS(1994/2004)


Friends conseguiu a difícil tarefa de conciliar um elenco com uma química perfeita e personagens carismáticos e inesquecíveis. A química era dentro e fora das telas. Foram tocantes as historias de bastidores como quando os atores fizeram um pacto de nenhum aceitar a indicação a qualquer premio pois eles achavam que todos mereciam ganhar. Até hoje assisto as reprises da serie na Warner e, mesmo sabendo de cor algumas situações, dou muita risada. 


PARKS AND RECREATION (2009- /)


Amy Phoeler estrela esta sátira a politica americana em Parks and Recreation. Narrada em estilo falso documentário (tal qual The Office e Modern Family) a série nunca entregou um episodio ruim e trás situações e personagens divertidos.


PRIMO CRUZADO (1986-1993)


A série não seria tão engraçada se não fossem os improvisos e adaptações da dublagem feita nos lendários estúdios da Herbert Richers. Ao invés de vir da Grécia, Balki (ou melhor, Zeca) veio do interior de Minas e vive metendo o seu primo da cidade grande em grandes encrencas. Até o próprio titulo do seriado em português é um achado. O plano cruzado era a moeda do Brasil na época, considerada uma bucha de canhão assim como Zeca, o caipira que não é trouxa!


THE OFFICE (2005/2013)


Um remake que quase - quase - superou o original. Steve Carrel estava conhecido pelo papel em O Virgem de 40 Anos quando estorou em The Office como Michael Scott o chefe mais sem noção da historia da TV. Com ideias megalomaníacas e sujeitando os empregados a humilhações e constrangimentos, Michael é um desses personagens que odiamos amar. O ator saiu da serie na sétima temporada quando os convites do cinema pipocavam para Carrel, foram produzidos mais dois anos em que os personagens secundários ganharam mais espaço.


THE OFFICE UK (2001-2003)


A serie The Office original surgiu na Inglaterra das mentes de Sthepen Merchant e Ricky Gervais. Foi a primeira serie em utilizar o recurso do falso documentário para mostrar a rotina dos empregados de um escritório. Submetendo seus empregados a situações embaraçosas, David Brent (Gervais) é um personagem único, detestável, mas que o publico se apaixonou. A serie gerou varias refilmagens ao redor do mundo (até uma não oficial brasileira chamada Os Aspones).


VEEP (2012/ - )


Outra série que critica o governo americano, mas de forma mais explicita. Em Veep temos a brilhante interpretação de Julia Loius-Dreyfus como Selina Meyer a vice presidente americana que... não serve pra nada! 

Nenhum comentário: