Páginas

domingo, 30 de março de 2014

AGORA É PRA VALER

COM O LANÇAMENTO DO ESPERADO MANGÁ NO BRASIL E  NOVA SERIE  TV NO SEGUNDO SEMESTRE NO JAPÃO, SAILOR MOON TEM O SEU RETORNO TRIUNFAL.


Para os seguidores do Badfish não é novidade nenhuma um post falando sobre "a volta de Sailor Moon". Isso ja foi noticia a algum tempo. Desde de 2012, ano que completou 20 anos (!), que Serena e sua amigas vem ensaindo um retorno. Se no japão a moda nunca passou (foram produzidas uma serie de tv live action e varias peças de teatro e musicais e relançamentos do mangá), aqui no Brasil as coisas foram um pouquinho diferentes.

Estreando na Rede Manchete em meados de 1996 o desenho conquistou a legião de fãs orfãos d'Os Cavaleiros do Zodiaco que ja davam sinais de desgaste depois de tanta reprise. Se Cavaleiros era para os meninos, Sailor Moon era para meninas, certo? Nem tanto, o anime também conquistou muitos marmanjos e se destacou na capa de varias revistas como Herói e Animax. Numa época em que poucos desfrutavam  da internet, a televisão era a unica alternativa. Infelizmente, na época somente a primeira temporada foi dublada e exibida no país. A versão brasileira adaptou termos usados na versão vinda do México por isso os nomes foram alterados e Usagui virou Serena, entre outras mudanças. No ano 2000 uma luz surgiu no túnel na época em que o Cartoon Network investia muito nas animações japonesas. Sailor Moon teve a exibição de suas fases restantes R, S, Super S e Stars em meio a criticas contra a dublagem que não escalou as atrizes que fizeram a hoje conhecida como fase Classic nos anos 1990.

No mundo todo a serie ficou num hiato que durou anos. A criadora Naoko Takeuchi barrou novas negociações de sua criação. Em 2012 criou-se uma nova expectativa para o retorno das guerreiras com o lançamento do desenho em DVD no país. Mas não foi bem do jeito que os fãs queriam. A distribuidora lançou alguns poucos capítulos da Fase S e ignorou cento e tantos capítulos anteriores. Muitos fãs boicotaram o lançamento e as vendas fracassaram. Uma nova negociação para o retorno da serie em alguma emissora de televisão também não foi para frente. Da parte da TV aberta, a cada vez menos interesse na exibição de desenhos, e a TV paga arrisca pouco.

Eis que no final de 2013 os órfãos de Sailor Moon foram surpreendidos com a noticia de que a editora JBC após 12 anos de negociação conseguiu os direitos de publicação do mangá que chegará as bancas no inicio de abril em 12 edições com mais de 200 paginas cada. O pouco do material visto garante uma publicação caprichada. Os apreciadores da serie já viam da boa noticia que seria produzida no japão um novo desenho que ira adaptar com fidelidade as historias em quadrinhos. Com estreia prevista para julho, Sailor Moon Crystal poderá ser acompanhado no mundo todo graças aos downloads da internet.

+
Para os brasileiros, Sailor Moon misturou dois generos inusitados que conquistaram fãs no mundo todo: super sentai com mangás femininos. A criadora da serie claramente se inspirou no seriado Estrela Fascinante Patrine para dar a vida as aventuras de Serena e suas amigas. Com baixo orçamento e cara de produção caseira, Patrine trazia uma heroina simpatica vivendo aventuras ingenuas ao lado de sua familia. Se hoje em dia a visual da produção chame a atençao por ser tosco, a simplicidade da série é que foi a chave de sucesso desta atração que tem um lugar cativo no coração dos seriados japoneses.

Nenhum comentário: