Páginas

domingo, 20 de julho de 2014

MÁS COMPANHIAS: 12 ANOS DE ESCRIVIDÃO

12 YEARS OF SLAVE                                                                 
 

EUA, 2013. DIREÇÃO: STEVE MCQUEEN
COM: CHIWETEL EJIOFOR, MICHAEL FASSBENDER,
LUPITA NYONG'O, SARAH PAULSON e BRAD PITT.


Há anos o publico é chocado com as cruéis historias sobre escravos. Uma das produções mais impactantes foi a mini serie Raizes que contou a saga do escravo Kunta Kintê. Algumas produções brasileiras como Xica da Silva e Escrava Anastácia também tocam no assunto. O que difere 12 Anos de Escravidão das demais obras do gênero é que a produção americana é baseada numa historia real escrita pelo próprio autor que viveu na pele (literalmente) esse infeliz destino.

Solomon Northup (trabalho exemplar de Chiwetel Ejifor) era um homem  livre quando foi enganado por traficantes de escravos e acabou vendido como um. Sem poder fugir, Solomon acaba vivendo 12 Anos sofrendo escondendo de todos que é casado e sabe ler e escrever. Ele passa boa parte do tempo na fazenda do cruel Edwin Epps (Michael Fassbender) um senhor que castiga gratuitamente seus escravos quando eles não catam algodão o suficiente. Solomon faz amizade com a escrava Patsy (Lupita Nyong'o) outra pobre coitada vitima dos abusos de Epps e alvo mortal de sua esposa (Sarah Paulson).



Conhece a expressão choque de realidade? É essa sensação ao assistir 12 Anos de Escravidão, principalmente ao sabermos que se trata de uma historia real escrita pelo próprio Solomon. Os momentos mais cruéis são registrados pela câmera do diretor McQueen (de Shame, Fome) que não poupa o espectador das barbaridades vividas por Solomon. Seus relatos são tão impressionantes que a unica pergunta que fica no ar é: isso aconteceu de verdade? O filme fica mais difícil de acompanhar um pouco antes de uma hora de projeção quando entra em cena o personagem de Michael Fassbender (X-Men - Primeira Classe) um cruel fazendeiro que abusa de varias formas a personagem da novata Lupita (atriz que mereceu o Oscar de coadjuvante). A cena mais chocante (alem da primeira vez que vemos Solomon ser chicoteado) é quando Patsy volta da casa da senhora Shaw (Alfre Woodard) e Epps sente falta de sua escrava preferida. Ele acha que a pobre coitada está mentindo e faz Solomon chicote-la. Ao perceber que Solomon está fingindo ele faz uma chantagem que força o homem a chicotear a escrava com força, mas acaba tirando o chicote de Solomon batendo na negra com toda a fúria. Um efeito especial mostra a as costas dela em carne viva.



O filme foi produzido pela Plan B produtora de Brad Pitt que faz um pequeno, mas fundamental papel na trama. 12 Anos de Escravidão serve para nos mostrar que o mundo sempre foi cruel, independente do tempo. Se hoje temos famílias se matando e drogas tomando conta da sociedade, antes tínhamos os negros que sofriam sem o direito de se defender.

NOTA 10

Nenhum comentário: