Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

CONHEÇA: GOTHAM

SÉRIE BASEADA EM BATMAN PROMETE MUITO, MAS ENTREGA POUCO, AO MENOS NO PRIMEIRO EPISODIO.


Uma das estreias mais aguardadas da nova temporada de series da TV americana é Gotham. Com o proposito de contar um pouco da origem do Batman, seus aliados e seus inimigos, a série vai ao ar pelo canal Fox americano e estreia no Brasil na segunda dia 29/09 na  Warner Channel. Na TV aberta ainda sem previsão, se for será em 2015, talvez pela Rede Globo que está prestes a assinar um acordo com distribuidora Warner Bros. Para quem não aguenta esperar, o seriado ja virou um dos recordistas de downloads.

O começo não poderia ser outro e vemos o assassinato de Thomas e Martha Wayne nas mãos de um bandido. Então, o jovem detetive Jim Gordon (Ben Mckenzie de O.C. - Um Estranho no Paraíso e Southland - Cidade do Crime) aparece para consolar o jovem órfão Bruce Wayne e jura descobrir quem matou os pais do garoto. Gordon e seu parceiro, o casca grossa Harvey Bullock (Donal Logue) vão tentar resolver o caso. O jovem detetive vai conhecendo aos poucos a dura realidade de Gotham City, uma cidade com a policia e a prefeitura corruptas. 

A grande maioria dos fãs dos seriados sabem que todo o piloto de uma série segue um certo padrão (cara novo chega no local e bate de frente com os costumes) em Gotham não funciona de outra maneira, com direito a cenas de impacto e frases de efeito. Faltou apenas a perseguição de carro.  Mas como Gotham é um produto pré existente, a sensação de "podia ser melhor" me atingiu. A nível de direção de arte, a cidade de Gotham é suja, sombria e nada glamourosa. Mas, ao mesmo tempo, os sketch (que são aquelas imagens de um lugar que aparece entre uma cena e outra) tornam a cidade muito bonita. Não por acaso, o local das filmagens é em Nova York que tem um ou outro detalhe em CG para disfarçar a Big Apple. 



No quesito interpretação, Ben Mckenzie tenta se distanciar de outro homem da lei que ele interpretou na série Southland - Cidade do Crime e o cara é carismático o suficiente para carregar o show nas costas (ele aparece na maioria das cenas do piloto). Quem tentou criar empatia com o publico foi Donal Logue fazendo Bullock. Nos quadrinhos e no desenho, o personagem sempre foi retratado como bonachão, reclamão e casca grossa, nesta nova interpretação faz o tipo veterano que sabe tudo. Personagem criada para a televisão, Fish Bone de Jada Pinkett Smith pode vir a ser a vilã principal, mas aqui a atriz demonstrou uma performance caricata e um pouco canastrona. Escolhido entre vários, o garoto David Mazous mostrou segurança ao fazer o jovem Bruce Wayne, mas os produtores terão que rebolar muito para nos convencer que este menino um dia irá se tornar o Batman. 

Alguns outros personagens dos quadrinhos dão a caras como Renee Montoya (Vitoria Cartagena) que, protagoniza junto com Barbara Kean (Erin Richerds) futura senhora Gordon uma tensão sexual no ar, Carmine Falcone (John Doman) o chefão da mafia da cidade, Edward Nigma (Cory Michael Smith) futuro Charada e sem deixar de mencionar o mordomo Alfred (Sean Pertwee) que, tudo indica, seguirá a versão dos quadrinhos atuais deixando de ser um mero serviçal dos Wayne e partindo para a ação e ainda uma figura que pode vir a surpreender e muito, o Pinguin (Robin Lord Taylor, numa performance elogiada).

No geral, se Gotham fosse uma serie comum, acharíamos esse episodio inaugural apenas ok.



O BOM 
Com personagens conhecidos, a série pode vir a se tornar algo bem melhor desenvolvida do que foi apresentado no piloto

O RUIM
Situações clichê e uma vilã caricata demais.

Nenhum comentário: