Páginas

domingo, 21 de setembro de 2014

OS DIAS DE KHAOE

Os meses de setembro e outubro são muito esperados pelos fãs de séries. Afinal, as redes de TV americanas estreiam novas séries e novas temporadas das atrações já consagradas. Mas na era da "urgência" em que vivemos, os canais - principalmente os abertos - tem que rebolar para fazerem suas apostas vingarem.

Como já comentei em outro post, as atrações mais aguardadas não são necessariamente novas ideias, já que são adaptações de produtos pré existentes. Por isso mesmo, as expectativas em torno delas são gigantes. Costantine, Gothan, The Flash e Gracepoint logo vão estrear. Enquanto as três primeiras são versões em carne e osso de histórias em quadrinhos, a ultima é um remake de uma serie inglesa. A DC Comics está correndo contra o tempo pois, nos cinemas, a Marvel Comics reina absoluta com a dominação até mesmo de heróis do segundo escalão como Guardiões do Universo. A DC está correndo por fora e tenta conquistar o terreno da televisão que, definitivamente, atrai um publico mais amplo e com a certeza de lucro, pois uma produção televisiva é mais longeva que a cinematográfica. Ja foram anunciados mais duas novas adaptações: Supergirl e Lúcifer. Espero que esta estratégia da editora pertencente ao grupo Warner dê certo e nos traga boas historias.

De cima para baixo, os cartazes de divulgação de Gracepoint, Gothan e The Flash.


Enquanto as TVs abertas brasileiras não investem como antes em programas infantis (a unica exceção, por enquanto, é o SBT com Bom e CIA e Sábado Animado) o ranking dos canais a cabo mais assistidos durante o mês de agosto saiu e, sem nenhuma surpresa, o Discovery Kids vem na liderança. Atualmente o carro chefe do canal é o desenho Peppa (que meu sobrinho/afilhado de um  ano adora!). Se você der volta nos shoppings verá uma imensidão de produtos com os personagens do desenho que são fofos. Se for adequadamente exibido na TV aberta, o sucesso pode ser ainda maior. Mas provavelmente não será pois as emissoras brasileiras estão extinguindo os desenhos das grades. Se você ficou curioso a sequencia dos canais pagos  mais assistidos, segue: Cartoon Network, Sport TV, Disney Channel, TNT, Fox, Megapix, Nickelodeon, Viva e Space.



Analisando esse painel, vemos a dominação dos canais infantis que possuem 4 representantes. Da programadora Globosat apenas dois canais o Sport TV e Viva. O primeiro pretende ter no futuro a programação 100% ao vivo para se manter nesta posição, visto o crescimento da concorrência (ESPN e Fox Sports) que não estão entre o Top 10 mas vem crescendo. Quanto ao Viva não é nenhuma novidade que as novelas antigas (apesar do horário ingrato imposto pela própria Globo para não competir com as atuais atrações) são os programas mais assistidos. Dancin's Days, A Viagem e História de Amor não são sucesso a toa, são ótimas novelas que a Globo produziu. Os outros representantes da lista são os canais que exibem filmes repetidos inúmeras vezes.

Um canal que ganhou uma repagnida no visual foi o Cinemax. Pretencente ao grupo HBO, o canal pretende brigar de frente com seus concorrentes. Peças para isso ele possui, pois mantem no seu estoque produções da Warner e de séries originais como as elogiadas Strike Back e Carga Explosiva - A Série, alem das originais da HBO exibidas com algumas temporadas de atraso. O Cinemax só tem que trabalhar a questão das reprises que são tantas quantos seus canais rivais (Fox, TNT, Megapix, Universal Channel). Em novembro estreia mais um canal de filmes o Paramount Channel. O diferencial é a exibição de 100% da programação de produções produzidas pelo classico estudio hollywoodiano. Espero que esta programação seja exibida tanto clássicos como os atuais blockbusters do estúdio.

Nova identidade visual do canal Cinemax.

Agora, minha pergunta da semana. Por que nenhum veiculo da impressa chama Império, do chato Aguinaldo Silva de fracasso?  A atual novela das 9 dá tanta audiência quanto Em Família de Manoel Carlos (dificilmente passa dos 30 pontos). A desculpa é o horário politico, assim como o fracasso de Geração Brasil é por causa da Copa do Mundo. A Rede Globo está mudando aos poucos, mas a unica coisa que não admite é quando tem um produto fracassado no ar.

Nenhum comentário: