Páginas

domingo, 19 de outubro de 2014

10 ANOS DE GALACTICA

REMAKE DA SÉRIE DOS ANOS 1980 É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES SÉRIES DA DECADA.




Lembro que depois do Clube da Criança com os fenômenos Jaspion e Changeman ia ao ar a Sessão Espacial onde a Rede Manchete exibia series de ficção cientifica como Buck Rogers, Jornada nas Estrelas - a Serie Clássica, Jornada nas Estrelas - A Nova Geração e Galáctica - Astronave de Combate. A minha favorita era A Nova Geração, talvez, por ser então a mais recente do pacote, não sei ao certo. Assistia alguns capítulos de Galáctica sem a mesma vontade. É nesse mesmo espirito que fiz durante muito tempo vista grossa para o remake da série que completa 10 anos de sua estreia.

Após ler em sites e revistas especializadas que a série era ótima, decidi dar uma verificada para ver se tanto elogio era merecido. O sindicado americano de roteiristas classificou a série como um dos 101 melhores programas de todos os tempos. No melhor estilo das grandes séries, Galáctica começa devagar e vai evoluindo aos poucos e  no final do primeiro ano você já está viciado. Criado por Ronald D. Moore (que tem no currículo roteiros de A Nova Geração e Jornada nas Estrelas - A Nova Missão) a partir de conceitos criados por Glen A. Larson, esta nova versão apresentou diferenças consideráveis ao ponto do criador e de fãs puritanos não gostarem nada do que viram. De fato, após algum tempo não se parecia a mesma série. Alguns personagens mudaram de sexo, outros ganharam mais importância e novas situações e tramas foram incluídas o que fez a nova Galáctica se distanciar da clássica.



A série conta como as 12 colonias da Frota (naves espaciais) viajam pelos confins do universo em busca do Planeta Terra, lugar onde muitos acreditam ser uma lenda. Alem desta busca, habitantes dessas colonias tentam se proteger do perigo dos Cylonios seres criados pelo próprio homem que decidem se rebelar e tentar conquistar a humanidade. Na antiga versão do seriado, os Cylonios eram seres robóticos metálicos. Nesta nova versão são seres que assumem a aparência dos humanos e estão infiltrados para colocar seu plano em pratica. Isso torna a serie muito interessante, pois o publico também desconhece quem são os Cylonios e são surpreendidos a cada revelação. Alias, surpresa é o que não falta no desenrolar da série.

Poderosas: elenco feminino chama a atenção. A primeira a esquerda é Lucy "Xena" Lawless

Os personagens antes masculinos, ganham novas versões femininas que ganham status de protagonistas como Starbuck (Katee Sackhoff) e Boomer (Grace Park). A presidente Rossling (Mary McDonnel) tem um papel tão importante quando Adama (Edward James Olmos). Seu filho Lee (Jamie Bamber) o herói perfeito, porem sempre ofuscado por Starbuck. Muitos outros personagens fazem parte desta trama que, de opera espacial evolui para um drama politico com toques religiosos. Falando em personagens, mais um detalhe que me chamou a atenção é que todos tem  a sua importância e são bem explorados do protagonista ao figurante que você mal lembra-se do nome. A de se elogiar, ainda, a direção de arte, efeitos especiais e grandiosos cenários com replicas em tamanho real dos Viper, que são os caças de combate.  



Caso você tenha interesse a série está sendo exibida no canal Sci Fi e tem todas as 4 temporadas produzidas disponíveis em DVD com preço bem em conta já que ela faz parte do catalogo. Vale muito a pena ser surpreendido por este seriado.




Nenhum comentário: