Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

A QUARTA TEMPORADA DE HOMELAND

SERIE TEVE QUE PASSAR POR UMA PROVA DE FOGO PARA VOLTAR AO STATUS DE UMA DAS MELHORES PRODUÇÕES TELEVISIVAS.

ALERTA DE SPOILER

Queridinha da critica logo em seu primeiro ano de exibição em 2011, Homeland viu a qualidade dos seus roteiros cair graças a decisões equivocadas dos roteiristas. A luz amarela acendeu na segunda temporada onde o distanciamento com a serie que lhe deu origem, Prisioneiros de Guerra, era tanto que nem parecia um remake. A critica e fãs se decepcionaram com a terceira temporada, onde vimos uma serie quase que diferente daquela que conhecemos. Tudo culminou no polemico episodio final do terceiro ano que influenciou diretamente os rumos tomados agora. 

O que vimos até aqui nos 11 episódios apresentados foi uma serie totalmente nova ou no minimo reformulada, os roteiristas sabiam que pisaram feio na bola no terceiro ano. Sem revelar muito, vimos a agente bipolar Carrie (a maravilhosa Claire Danes só a cena onde ela descobre que seu pai morreu ela ja merece todos os prêmios existentes. Em tempo, o ator que interpretava o pai de Carrie James Roborn morreu de verdade) totalmente focada no trabalho e esquecendo da filha que teve com Brody. Indiretamente ela é rresponsável por  um ataque de drone num casamento de um líder terrorista que usa o ato contra os EUA. Responsabilizada pelo senador Lockhart (Tracy Lates) ela continua a caça a Haqqani (Numar Accar) e se envolve com o sobrinho deste, Ayan (Suraj Sharma). Enquanto isso, Peter Quinn (Rupet Friend) entra numa espiral de sexo e bebidas até ser convocado por Carrie para ir para Istambul participar da missão. E Saul, a convite de Lochart também vai para lá. Muitos eventos ocorrem para deixar essa temporada bem agitada, a mais controversa delas foi o fato de Carrie jogar um charme para cima da Ayam para saber a localização do tio terrorista do garoto.   



Se começar uma serie já é difícil, imagine recomeçar. Os roteiristas de Homeland tiveram que se esforçar para apagar o traumático terceiro ano e apresentaram uma serie quase nova. Só não nova pois já conhecíamos personagens como Carrrie, Saul e Peter. A decisão de focar pouco na vida pessoal dos personagens esse ano foi acertada. Porem, não da pra deixar de mencionar o segundo episodio da temporada totalmente focado a vida intima dos personagens. Foi o terreno sendo preparado para o que estava por vir. Homeland é o tipo de serie em que os personagens focam na missão ao ponto da mocinha rejeitar a própria filha. Em terras islâmicas (mas na verdade Joanesburgo, já que a serie este ano foi rodada na Africa do Sul) vimos a ação se desenrolar e varias cenas de tiros, pancadarias e perseguições como nunca foram vistos antes no show. Não da pra contar muito pois pode estragar a surpresa, mas vimos um Homeland mais dinâmico que, como esta na moda nas series, nem tem medo de matar personagens queridos. 

Se os produtores conseguiram resgatar a prestigio de Homeland? Para mim, sim. E que a quinta temporada continue no mesmo ritmo, surpreendendo a cada episodio. 


Nenhum comentário: