Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

LISTA: 10 MELHORES SÉRIES DO ANO

A critica especializada diz que esta é a era de ouro da TV onde os seriados dominaram geral se tornando tão importante quanto o cinema que hoje vive a onda dos super heróis e adaptações de livros juvenis. É para TV onde grandes atores estão migrando, seja em mini series, ou series mesmo. É o lugar onde os roteiristas podem ousar mais. Mas estamos falando dos seriados de TV  a cabo. Pois da TV aberta americana, principalmente, são iguais as novelas brasileiras, uma repetição de formulas onde só se muda o enredo. Ha exceções como The Good Wife. Da lista abaixo, os seriados vieram da TV a cabo americana ou da TV inglesa. A lista é pessoal, baseada nas séries que eu acompanhei durante este ano. Se você tiver uma que gostou, que gostaria de adicionar a lista, fique a vontade:

BATES MOTEL
STATUS: 2ª TEMPORADA RENOVADA PARA 3ª




Continua a difícil tarefa dos criadores de Bates Motel de intercalar o enredo com os acontecimentos do filme Psicose. O relacionamento complicado entre Norman (Freddie Highmore) e sua mãe Norma (Vera Farmiga) que, neste ano está menos manipuladora, continua a ser base do seriado. O grande destaque é Norman e a interpretação fantástica de Highmore o ex-ator mirim que arrasa em cada cena, principalmente nas explosões de fúria do garoto.



BIG SCHOOL
STATUS: 2ª TEMPORADA AGUARDANDO RENOVAÇÃO PARA 3ª





Você acha as sitcons atuais americanas engraçadas? Se sim,  precisa urgente conhecer as comédias britânicas. Big School é um exemplo de como o refinado humor inglês foi deixado de lado para fazer um tipo de comedia mais universal entendida por todos. Situada numa escola publica, a série acompanha a rotina dos professores Chucrh (David Willians , também criador da série), Gunn (Philip Glenister, de Life on Mars e Ashes to Ashes) e Postern (Catherine Tate, de The Office) tentando dar aula para alunos nada interessados. O triangulo amoroso formado por eles é a grande atração da série, mas a personagem que rouba a cena é a diretora Baron (Frances de la Tour) que é beberrona, maconheira e completamente desinteressada na direção da escola. 



DOWNTON ABBEY 
STATUS: 5ª TEMPORADA RENOVADA PARA 6ª




Tudo o que uma série deveria ser hoje em dia, Downton Abbey é: simples, fácil de entender e com um elenco onde todos são espetaculares em cena.


FARGO
STATUS: 1ª TEMPORADA RENOVADA PARA 2ª




Unica novata em minha lista, Fargo gerou desconfiança ao ser anunciada pois se trata de uma versão para televisão do filme homônimo dos diretores irmãos Cohen fizeram nos anos 1990. Apesar da qualidade inquestionável do filme, como dizem, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Com ritmo lento o suficiente para desenvolver bem os personagens, Fargo é uma maravilha de série que não está só na minha lista, como em varias outras. Em partes graças ao carismático elenco liderado por Martin Freeman, Billy Bob Thorton, Colin Hanks, entre outros. 



HOMELAND
STATUS: 4ª TEMPORADA RENOVADA PARA 5ª




Hoje em dia Homeland está para aquele tipo de serie ame ou odeie. Ao longo de sua trajetória a qualidade de seu roteiro caiu e coube a quarta temporada recem encerrada resgatar as ovelhas perdidas do rebanho. Não da para negar que os roteiristas se forçaram e entregaram uma nova série que usa e abusa dos acontecimentos atuais para criação do enredo. Um bom exemplo é a utilização do drones uma tecnologia espiã que, se for verdade o que mostrou a serie, pode seguir qualquer um em qualquer lugar. Outro detalhe que Homeland não esqueceu esse ano foi a atenção dada aos seus personagens, principalmente Clarie Danes perfeita em todas as cenas.



LINE OF DUTY
2ª TEMPORADA AGUARDANDO RENOVAÇÃO PARA 3ª




Com uma primeira temporada impecável, era dificil a tarefa de Jed Mercurio, o criador e principal escritor da série, superar as expectativas em torno deste segundo ano. Ele consegiu com louvores. Na nova trama vemos os policias da corregedoria Steve (Martin Compson) e Kate (Vicky McClure) investigando mais um membro da policia envolvido em problemas, desta vez é a detetive Lindsay (Keeley Hawes de Ashes to Ashes). A grande sacada foi levantar duvidas até mesmo para o expectador pois até o ultimo episodio não sabíamos se ela era inocente ou culpada. Série inglesa maravilhosa e imperdível. 



MASTERS OF SEX
STATUS: 2ª TEMPORADA RENOVADA PARA 3ª




Após um começo capenga, a série esquentou após o sexto episodio depois de alguns capítulos ao estilo Grey's Anatomy onde se via um "caso medico da semana", enquanto isso, nada do enredo evoluir. Dois grandes personagens foram simplesmente descartados pelos roteiristas por causa do compromisso dos atores Beau Brigdes (em The Millers) e Allison Janney (em Mon). A trama deles, ao me ponto de vista, era a mais interessante na série, apesar de não ser sobre eles. Tirando esses detalhes, vimos nesta segunda temporada de Masters of Sex explodir a química entre Lizzy Caplan (Virginia) e Michael Sheen (Masters), principalmente naquele episodio que se passa inteiramente  num quarto de hotel com Virginia e Bill discutindo sua complicada relação. Libby (Caitlin Fitzgerald) também ganhou destaque. A doce esposa de Masters se tornou uma mulher obcecada com o estilo de vida dos negros e se interessou pelo namorado de sua empregada.



THE COMEBACK
STATUS: 2ª TEMPORADA AGUARDANDO RENOVAÇÃO PARA 3ª





The Comeback fez jus ao seu nome original. A série retornou do limbo das series canceladas quando a HBO decidiu renovar a serie após nove anos da exibição original. Talvez o sucesso do retorno de Arrested Development que, também foi resgatada anos após ser cancelada, tenha servido de exemplo. E ainda ajuda o fato da serie ter se tornado cult. Lisa Kudrow (de Friends) está impecável novamente na pele Valerie Charish uma atriz em decadência esquecida pela industria por ser "velha". Em formato falso documentário, a série arranca risadas pela vergonha alheia que compartilhamos com Valerie que sempre acha que está abafando, mas ninguém se importa. 



THE FALL
STATUS: 2ª TEMPORADA AGUARDANDO RENOVAÇÃO PARA 3ª




Eu poderia resumir o quanto essa série é excelente com dois nomes: Gillian Anderson e Jamie Dorman. Mas talvez você não entenderia. Gillian, desde os tempos de Arquivo X prova a excelente atriz que é, aqui, então, ela está espetacular com uma personagem que vai alem de uma detetive atras de um criminoso. Ela parece ter um apetite sexual que consegue fazer tudo o que quer com qualquer um, seja homem ou mulher. Ja Dorman, é o charme em pessoa, tanto é que o cara foi escolhido para fazer o papel de Christian o protagonista da adaptação do romance porno 50 Tons de Cinza. Os dois tem uma química fora de série mesmo só protagonizando uma unica em cena de 20 minutos no ultimo capitulo desta temporada! 



VEEP
STATUS: 3ª TEMPORADA RENOVADA PARA 4ª



Veep
é a melhor comedia em exibição na TV americana. Isso não é dito só por mim, mas pela critica especializada e pelos vários prêmios que serie ganhou até hoje. Julia Louis-Dreyfuss arrasa como Selina a vice presidente americana mais atrapalhada de todos os tempos. Repleto de situações constrangedoras, muitos palavrões e atuações impecáveis do elenco de apoio Veep é mais uma serie que todo serie maniaco merece e precisa ver.





Nenhum comentário: