Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CONSIDERAÇÕES SOBRE O GLOBO DE OURO 2015

Daqui a alguns anos, a edição 2015 do Globo de Ouro será lembrada como "aquela em que se falou muito da liberdade de expressão". Os artistas mais politicamente ativos lembraram da importância da impressa falar o que quiser. O enfoque foi a passeata que levou mais de 4 milhões de cidadãos nas ruas da França para protestar contra o ataque terrorista ocorrido na redação do jornal Charlie Hebdo. Enquanto alguns atores protestaram com palavras, outros protestaram simbolicamente e uma caneta (que se tornou simbolo da liberdade da expressão) virou broche e gravata.

A primeira grande surpresa da noite foi Joane Frogratt levar o premio de melhor atriz coadjuvante em série dramática por sua personagem Ana em Downton Abbey. Para aqueles  que acham que tudo não passa de armação, uma emocionada e incrédula Joanne subiu no palco e agradeceu principalmente ao elenco e equipe da série que estavam emocionados na plateia. Na categoria principal, a cotadíssima Viola Davis não levou o premio que ficou para Rita Wilson de The Affair. Alias, este drama acabou levando também um Globo de Ouro de melhor série e é o novo queridinho da critica. Ainda na parte da TV as surpresas não terminaram por aí. A atriz Gina Rodriguez também ficou muito emocionada quando subiu no palco para pegar seu troféu por melhor atriz de comédia ou musical. Ninguem esperava por isso, uma vez que a série da atriz é Jane the Virgen baseado numa novela venezuelana já exibida aqui no Brasil chamada Joana, a Virgem e também por que o programa é exibido no canal The CW que sempre é deixado de lado nesse tipo de premiação. Transparent levantou a bandeira contra o preconceito por pessoas chamadas transgêneras que sentem vontade de se vestir com roupas de outro sexo e se sentem assim.



As apresentadoras Tina Fey e Amy Phoeler como sempre afiadas, por pouco não foram vaiadas graças a uma piada que fizeram com o comediante Bill Crosby que recentemente reclamou publicamente pela rede NBC não ter produzido um novo programa para ele devido a denuncias que o ator seria suspeito de abusos sexuais.. Elas também afirmaram ser a ultima vez que apresentam o Globo de Ouro. Uma pena, pois as duas são incríveis. Tina e Amy  brincaram bastante sobre o tema da Coreia do Norte ter sido responsabilizada pelo ataque hacker a Sony Pictures e todo a polemica acerca do filme A Entrevista. O ponto alto da noite foi quando a atriz Margareth Cho personificando o ditador daquele país, tirou uma foto com Meryl Streep. Margareth já tinha feito o mesmo papel em 30 Rock e roubava a cena.

Não sei se era o clima de Los Angeles (lá fora chuva, dentro do auditorio aperto e muito calor) ou o intenso momento politicio que França passa, mas este ano o Globo de Ouro estava morno



Nenhum comentário: