Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


INVENCIVEL (UNBROKEN)                                            
EUA, 2014. DIREÇÃO: ANGELINA JOLIE
COM JACK O'CONNEL, DOMHNALL GLEASON,
MYAVE, FINN WITTROCK

NOTA 10











Filmes baseados em fatos reais mexem diretamente com você pois você tem noção do que tudo aquilo realmente aconteceu. Angelina Jolie não precisa provar para ninguém que é mais que um rosto (muito) bonito, ela é uma diretora de primeira e mexe com todas as emoções de quem assiste a história de Louis Zamperini (Jack O'Connel) ex-corredor olímpico americano filho de italianos que lutou na Segunda Guerra Mundial e durante uma missão ficou 47 dias a deriva no Oceano Pacifico junto com outros dois companheiros e foi capturado por japoneses onde ficou por dois anos sofrendo todo o tipo de tortura nas mãos de Watanabe (Myave) que sabia que o jovem era um campeão olímpico e fez questão de trata-lo de um jeito "especial".

"EM TODA A MINHA VIDA, EU SEMPRE CONSEGUI CHEGAR NO FINAL DA CORRIDA"
Louis Zampirini

Invencível é uma homenagem de Angelina ao bravo Louis que aguentou todo o tipo de tortura e passou por uma provação durante quase três anos de sua vida. Humilhado, torturado e passando fome e frio, o homem aguentou firme e forte quase enlouquecendo mas fazendo uma promessa para Deus que, se livrasse daquele inferno, ia dedicar a sua vida a servi-Lo. A historia de Zamperini apareceu para Angelina ao descobrir que ele era seu vizinho. "Eu abria a janela e via a casa de Louie. Eu queria contar uma história boa de vida, mas me perguntava onde ela estava. Mal imaginava que ela estava tão perto", disse a bela em entrevista ao site Daily News. Angelina e Louis e ficaram muito próximos o que ajudou ainda mais a diretora a contar a história dele. Um dos momentos mais impactantes do filme surgiu quando o bravo Louis decidiu não fazer uma gravação onde dizia ao governo americano e a sua família que os japoneses estavam tratando bem os prisioneiros. Então Watanabe ou a Ave, o cruel militar japonês que decidiu pegar Louis como alvo de suas torturas, faz com que todos os prisioneiros deem um soco no rosto de Louis senão eles matariam um companheiro dele. 

"SE VOCÊ PODE AGUENTAR, PODE VENCER"
Pete Zamperini, irmão de Louis



Alem da direção segura de Angelina (em minha opinião, segundo alguns críticos a atriz se agarrou a clichês) é de admirar o trabalho dos atores em especial Jack O'connel que emagreceu muito para fazer a fase em que Zamperini fica a deriva no mar por longos 47 dias. O rapaz tem futuro. Outro que rouba a cena é o cantor japonês Myave que faz a Ave o cruel militar japonês. Sem nenhuma experiencia cênica o jovem fugiu dos esteriótipos de vilão com caras e bocas e fez de seu personagem o mais odiado vilão em muito tempo. Nos bastidores, o ator evitou ficar próximo do elenco, em especial de  Jack O'connel, para que nas cenas em que ele torturava Louis, não ficasse com pena do ator. Ao final da cena em que Louis é obrigado a segurar acima da cabeça uma tabua pesada senão seria morto, o japonês sentiu repulsa por seu compatriota e vomitou. 

Ao final do filme, uma bela e merecida homenagem para Zamperini que morreu ano passado um pouco depois das filmagens mas pode contar ao mundo  drama pessoal que viveu e o que fez para superar um momento tão difícil da vida dele. Como diz meu amigo Diogo: "Angelina está magistral".

Angelina e verdadeiro Louis Zamperi: vizinhos e amigos fora da tela

"UM INSTANTE DE DOR, VALE UMA VIDA DE GLÓRIA"
Pete Zamperini para o irmão antes dele participar das Olimpíadas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Filme perfeito. Companhia ideal