Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

TELEVISÃO VERDADE


Um dos programas mais polêmicos já exibidos na TV brasileira poderá ser vista pela geração mais jovem. Documento Especial - Televisão Verdade era o "Globo Repórter" da Rede Manchete, ou seja, cada semana havia uma grande reportagem cujo tema era explorado. O tornou o Documento Especial tão polemico foram suas reportagens que contava com temas como sexo, drogas, prostituição, religião e pobreza e exploração da vida humana. 

Até então nenhuma emissora se dispunha a fazer tal tipo de reportagem uma vez que, recém saída da ditadura militar, as emissoras de TV eram discretas com relação a reportagens focando o mundo cão. O programa era uma co-produção entre a Manchete e o jornalista Nelson Heineff que garantiu que as fitas ficassem guardadas em bom estado até a chegada desse momento em que o Canal Brasil decidiu reexibir o programa sábados as 23h30 em parte graças ao sucesso das reprises de antigas edições do Globo Repórter. 

Não resta duvida nas marcas que a Rede Manchete deixou no imaginário popular. A prova disso é a influencia que a antiga emissora ainda exerce. De tempos em tempos, algum canal aposta num programa que ou foi exibido na emissora ou foi produzido como foram os casos das novelas Pantanal, Dona Beija e A história de Ana Raio e Zé Trovão no SBT e Mandacaru na Band. Mas a Record foi a primeira em apostar nos sucessos da Manchete ao exibir as series Jaspion e Changeman nos anos 1990.    

Exibir o Documento Especial é um achado do canal Brasil. A área de jornalismo da Manchete era muito elogiada por ser transparente e imparcial. Seus telejornais e este programa em especial, eram muito bem vistos no impressa. 

Nenhum comentário: