Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

CONHEÇA: BANISHED



Um pouco de aula de história: a Inglaterra descobriu uma nova terra onde, numa manobra politica, decidiu enviar boa parte dos criminosos, mercenários e prostitutas do país. Passando por diversas privações, ente elas a escassez  de comida e o "esquecimento" da coroa britanica, detentos, guardas e autoridades como  o medico e o governador tentam sobreviver nesta colonia penal onde todo o tipo de injustiça acontece, mesmo a maioria sendo criminosos. Abandonados pelo governo inglês, essas pessoas tentam levar a vida do jeito que podem e aos poucos constroem a região hoje conhecida como Sidney, a capital da Austrália. Situada em 1788, Banished é uma série de sete partes que incide sobre os prisioneiros e soldados da primeira colônia penal na Austrália. A ação acontece após a chegada da primeira frota - os 11 navios da Grã-Bretanha que levavam com eles mais de 1.000 condenados.

Só mesmo a televisão (leia-se BBC) para mostrar um lado obscuro da monarquia britânica. Sem muito medo em retratar a realidade a mini serie em 7 capítulos Banished mostra como um item hoje tão desperdiçado como comida era importante naquela época. Tratada como moeda e troca de favores, ter comida era como ter ouro. Outra figura praticamente tratada como escoria eram as mulheres que ali só serviam como cozinheiras ou prostitutas. O foco no primeiro capitulo, alias, é em Elizabeth Queen (MyAnna Buring) e as coisas que tem que fazer para salvar a vida do amado Tommy Barret (Julian Rhind-Tutt). "Elizabeth é impulsionada pelo fato de ser completamente apaixonada", disse a atriz em entrevista ao site da BBC Two, canal que exibe o programa na Inglaterra. A maneira como os prisioneiros se tratavam foi representada pelo personagem James Freeman (Russel Tovey, de Looking e The Job Lot) quando ele tem sua comida roubada pelo ferreiro. Ao levar a questão do roubo ao  governador, leva-se em conta que um ferreiro é mais importante que um detento então, todo o abuso que o ferreiro comete é ignorado. "tenho que tomar decisões que são muito desagradáveis", disse o ator David Wenhan que interpreta o governador Arthur Philip.

As mulheres só serviam de cozinheiras e prostitutas.

O criador da mini serie Jimmy McGovern se inspirou em pessoas reais como Governador Phillip o fundador do primeiro assentamento, e comandante da frota Maj Robert Ross (Joseph Millson) para contar a historia de modo mais dramatizado. Filmada no mês de julho nos arredores de Sidney, a produção temia que o orçamento não permitisse isso pois ajudaria os atores a entrar no clima. Já as cenas de estúdio foram feitas em Manchester. 
Por enquanto ainda não ha previsão de exibição desta produção no país, mas ela pode ser baixada em sites de downloads.  

Nenhum comentário: