Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

MÁS COMPANHIAS: LONGE DESTE INSENSATO MUNDO



INGLATERRA, 2015 DIREÇÃO: THOMAS VINTENBERG       
COM CAREY MULLIGAN, MICHAEL SHEEN,
MATTHIAS SHOENAERTS, TOM STURRIDGE), 
JUNO TEMPLE





NOTA 8,5










Graças ao estrondoso sucesso da série Downton Abbey, tivemos uma invasão de filmes e series com pano de fundo histórico da Inglaterra. Quem gosta da série da luxosa mansão ou produções românticas como as obras de Jane Austin como Orgulho e Preconceito, não pode deixar de ver o filme Longe Deste Insensato Mundo. Baseado numa obra publicada em 1875 escrita por Thomas Hardy (de June ou Paixão Proibida com Kate Winstlet) o longa está sendo lançado diretamente em home vídeo no Brasil.

A bela, arisca e independente Bathsheba Everdene (Carey Mulligan de Shame e O Grande Gatsby) herda uma fazenda e se torna uma poderosa fazendeira. Solteira acaba atraindo a atenção de três homens completamente diferentes um do outro: o ex-fazendeiro e agora capataz da fazenda de Bathsheba, Gabriel (Matthias Shoemaerts, do sensível drama Ferrugem e Osso), o seu vizinho fazendeiro Willian (Michael Sheen da série Masters of Sex) e o ousado sargento Troy (Tom Sturrdge, de Na Estrada). Sem entregar muito, a moça se casa com um dos três, mas acaba descobrindo o amor de um dos outros dois. É essa indecisão de Bathsheba que sustenta o drama.

Cada pretendente tem seu lado bom. Gabriel é honesto trabalhador e sempre está ao lado da patroa. Willian é mais velho, sábio e está disposto a formar uma família. Troy é descontraído e bon vivant. Por isso, a moça fica tão indecisa. Cada homem tem um pouco do ela sempre quis num marido.





Apesar do centro da historia do filme girar sobre a decisão que Bathsheba tem que tomar, essa constante mudança de vontade da mocinha pode gerar uma certa antipatia e torcida contra ela. Eu me senti assim em determinado ponto do filme: "cada um toma o teu rumo e deixa essa infeliz em paz". Claro que, se não existisse esse conflito, tão pouco existiria o filme. Mas é que desde os primeiros minutos, fica evidente quem ficará com a moça. Mas para isso, é preciso entender a era vitoriana da Inglaterra e toda a pompa e circunstancia que gerava na época que fazia cada classe social ficar no seu lugar. Por isso, é fácil entender por que a mocinha não escolhe o honesto Gabriel desde o começo. Ele, um ex fazendeiro que perdeu toda o sua fortuna graças a um cachorro mal adestrado, se torna empregado dela. Enquanto Willian, parece o candidato perfeito. Rico, nobre, romântico, mas um pouco velho para ela. Quando Troy aparece com toda a sua mocidade e atrevimento daí a coisa complica de vez.

Alem do elenco talentoso é de se elogiar o figurino caprichado com cores exuberantes e uma fotografia muito bela.  Para se ter uma ideia, alguns takes são parecidos com obras de arte. O filme não tem a velocidade dos blockbusters ou romances de Hollywood. Mas as vezes é muito bom se desligar um pouco dessa correria de nossa rotina e a urgência que todos tem hoje em dia. 


bela fotografia e figurinos

  

Nenhum comentário: