Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

HOMELAND CHEGA A QUINTA TEMPORADA


Com três episódios exibidos, já dá para se fazer um balanço da quinta temporada da série Homeland. A nova leva de episódios, sem previsão de exibição no Brasil, mostra mais uma tentativa da série se reinventar . Se não fosse pela presença de Claire Danes e da marcante trilha sonora da abertura, pode se arriscar a dizer que é um novo seriado.

O manjado truque de salto no tempo foi a solução encontrada pelos produtores para explicar tanta novidade. Carrie (Claire Danes) agora mora com sua filha que está com dois anos em Berlin na Alemanha (local onde o show está sendo gravado após a passagem pela Africa do Sul no ano passado) e é chefe de segurança do rico empresario Otto During (Sebastian Koch). Mas um ataque hacker ao sistema da CIA diretamente de Berlin, faz a agencia americana voltar toda a atenção para Alemanha e é aí que o caminho de Carrie cruza o de Saul (Mandy Patinkin). Os dois não se falam e se tratam como inimigos devido aos acontecimentos mostrados no final na quarta temporada. Enquanto isso, Peter (Rupert Friend) volta a atuar como matador contratado da CIA. A trama fica mais complicada quando tentam assassinar Carrie e moça entra em desespero para tentar achar quem está fazendo isso.

Saul, Peter e Claire: em Berlin de lados opostos.

Se passando em Berlin na Alemanha (uma especie de território neutro para varias etnias) a série deixa um pouco de lado os muçulmanos, vilões da série até então. Ao dar uma vida mais pacata para Carrie, a série se arrisca num território novo, o da protagonista sem um rumo determinado. Aparentemente, o novo inimigo da Carrie é ela mesma e as escolhas que fez nos últimos tempos. Nem mesmo um novo namorado, consegue manter a ex-agente na linha. Ela volta a beber e para de tomar o lithium, o remédio que usa contra seu transtorno bipolar.  Alias, o personagem é interpretado pelo alemão Alexander Fihding (de Bastardos Inglorious). Alem dele, novos personagens entram na trama como Allison Car (Miranda Otto) agente da CIA que bate de frente com Saul e tem uma estranha relação com ele e Laura Sutton (Sarah Socolovic) uma antipática jornalista que entra em contato direto com os organizadores do ataque ao sistema da CIA. 

Novos personagens ajudam a dar um ar de novidade na série


Muitas pessoas consideram essas reviravoltas na trama de Homeland como "a serie que atira para todos os lados", outros partem da ideia que o seriado não gosta de ficar na mesmice e sempre apresenta novidades em sua historia. O que de fato pode ser dito é Homeland definitivamente deixou de ser a serie sobre um ex-fuzileiro americano que é acusado de traição para a série sobre uma personagem: Carrie Mathison. A mais complexa e intensa personagem feminina que está no ar já passou um calvário digno das heroínas das novelas mexicanas. Perdeu o amor da vida, ficou louca, é presa, torturada, tem uma doença grave, enfim um prato cheio para o talento de sua interprete Claire Danes brilhar. Em toda a cena que faz, a atriz some na personagem e no terceiro capitulo da atual temporada, depois de revelar ao namorado que parou de tomar as pilulas e bebeu todas ela surta e tem alucinações. Qualquer atriz seria canastrona nessas cenas, Claire faz muito bem. 

Carrie e novo namorado: conflitos em Berlin


Para os fãs das antigas, como eu, é estranho notar o clima tenso entre Carrie, Saul e Peter. Poucas séries se dão ao luxo de ter os personagem principais de lados opostos. Uma amostra do que os produtores de Homeland tentam fazer para se manterem no topo.  

Nenhum comentário: