Páginas

sábado, 7 de novembro de 2015

30 ANOS DE CHANGEMAN


A série do gênero Super Sentai mais famosa no Brasil está completando 30 anos de sua estreia: O Esquadrão Relâmpago Changeman. Juntamente com Jaspion, o seriado foi um sucesso absoluto e um fenômeno que divertiu crianças (inclusive esse que vos escreve) no país no final do anos 1980 na saudosa Rede Manchete.


Para nós pequenos era muita novidade ver cinco heróis coloridos lutando com seu robô gigante contra as forças de seres alienígenas. Mas, no Japão, esse tipo de serie já existia a 10 anos e ficou conhecida como a franquia Super Sentai que é exibida até hoje mas sem a mesma força (e graça) de séries da época de Changeman. É um pouco conhecida a historia do seriado no Brasil, mas a vale a pena relembrar: o empresario Toshihiko Egashira tinha uma locadora em São Paulo especializada em programas japoneses. Mesmo em versão original e sem legendas, a fitas eram muito locadas principalmente as séries de heróis coloridos. Isso animou Egashira a trazer essas series no Brasil através da sua recém formada Everest Vídeo (hoje conhecida como Tikara Filmes) mas foi uma tarefa árdua fazer alguma emissora de televisão aceitar a passar esses programas haja visto que o que fazia sucesso com as crianças eram os desenhos do Show da Xuxa como He-Man, She-ha e Transformers. A Rede Manchete aceitou a exibir a serie num esquema tipo "eu exibo de graça e você passa suas propagandas de graça - também utilizado na primeira exibição de Os Cavaleiros do Zodiaco". Mas nenhuma das partes estava preparada para o fenômeno que se seguiu. Changeman e Jaspion estouraram em todo o Brasil e fizeram Egashira trazer mais e mais séries japonesas para serem exibidas aqui. Até a Rede Globo entrou na dança.




Alem da novidade, a série foi muito feliz em criar personagens tão carismáticos e que foram queridos pelo publico. Quem roubava a cena eram os vilões. Como não se encantar com Shima a princesa com voz de homem? Ou Gata a fera que era mal apenas para proteger sua família. Mesmo o arqui inimigo Buba com sua trágica historia e uma cena de  morte tão bela e inesquecível. Claro que os heróis também fizeram sua parte. Tsurugi foi um  dos melhores Red na minha opinião sempre machão e preocupado com a equipe. Hayate e seu cabelo impossível todo garanhão. O fanfarrão Ozora e o triste episodio que seu cavalo é morto. E as gatinhas Sayaka e Mai, garotas duras na queda. Imagine como reagiu uma criança ao ver o sargento Ibuki metralhando seus soldados logo no primeiro episodio? Falando em soldados, os Hidler e seus barulhinhos são maravilhosos.

Giluke, Buba, Shima, Gyodai, Ahames, Soldados Hidler e Bazoo: vilões carismáticos. 


Foram 55 episódios curtos de 17 minutos repetidos a exaustão na Manchete e em outras emissoras, lançados em DVD pela Focus Filmes e que podem ser baixados na internet facilmente. Para 2015 as novidades ficam pelo fato de alguns episódios de Changeman terem sido exibidos em alguns cinemas brasileiros e que o seriado vai estar disponível em breve no Netflix. Prova que os clássicos nunca saem de moda.

Nenhum comentário: