Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LISTA: 10 SÉRIES INGLESAS IMPERDIVEIS


Fugindo um pouco das séries americanas, existem as excelentes series inglesas. Ótimas historias, elenco, roteiros e produção caprichada são comuns de ver nas séries produzidas pelos canais BBC, ITV, Channel 4 e Sky TV. Mas uma peculiar característica desagrada 100% dos fãs desse tipo de produção: cada temporada dura , no máximo, 8 episódios  por ano o que faz muitas dessas produções caírem no esquecimento rapidamente numa era onde a Netflix disponibiliza todos os capítulos de suas series originais de uma unica vez. Mas essa quantidade reduzida de episódios permitem aos roteiristas se livrarem do horror das enrolações e irem direto ao assunto. Esse fato transformas as séries da Inglaterra super dinâmicas.  Essa lista é baseada nas produções vistas por mim. Portanto, "medalhões" como Doctor Who, Sherlock, Skins e Being Human não aparecem nesta lista.


ASHES TO ASHES


Mistura de spin off e continuação  da excelente Life on Mars, Ashes to Ashes (que, assim como na serie  irmã ganhou este  nome de uma famosa musica de David Bowie) parte do mesmo principio. Desta vez, a policial Alex (Keeley Hewes, excelente atriz vista recentemente na mini serie Morte Subita de J.K Rowling) é quem sofre um acidente e vai parar em 1983. Confusa. a detetive fará de tudo para poder voltar ao presente para sua filha. Essa produção durou 3  temporadas e teve a difícil missão de explicar o por que de Alex e do detetive Sam Tyler de Life on Mars terem voltado no tempo (ou estavam mortos? Ou era um sonho?). Produção de arte caprichada e trilha sonora muito boa com os hits da época são a cereja do bolo. Ainda  a química  explode entre Keeley Hewes e Philip Glenister que repete seu personagem sacana de Life on Mars que, ao que parece, pode ser a chave do grande mistério dos dois seriados.



BIG SCHOOL


Engraçada e escrachada a serie Big School teve vida curta com duas temporadas produzidas pela BBC. A trama é focada nos professores de um colégio que estão tão desinteressados em ensinar quanto os alunos a aprender, exceto o hilário professor Chuch (David Wallians). Ainda no elenco, o destaque vai para a hilária Caterine Tate (de Doctor Who e The Office US) e seu dom de disfarçar que não sabe dar aula, Gunn (Phillip Glenister, de Life on Mars, Ashes to Ashes e Mad Dogs) o tarado professor de educação física e a maconheira e bêbada diretora interpretada pela atriz Frances de la Tour.  




BROADCHURCH

Um drama misturado com mistério tão intenso que conquistou o coração dos ingleses transformando a então mini serie em seriado com uma terceira temporada já encomendada. O mistério acerca de quem matou um garoto de 11 anos numa cidade litorânea surpreendeu pela abordagem fria e ousada da policia inglesa. Destaque para o numeroso elenco onde se destacam David Tennant, Olivia Colman e Jodie Whitakker, Tanto sucesso fez a série que despertou a atenção da TV americana que produziu um remake chamado Gracepoint, curiosamente estrelado também por David Tennant. Essa sensacional série foi exibida no Brasil no canal GNT e seu inferior remake no canal TNT Series este ano.




DOCTOR FOSTER

Grata surpresa deste ano, Doctor Foster fez um sucesso tão grande na Inglaterra que ganhou o status de seriado sendo renovado para uma segunda temporada. No drama, a vida perfeita da doutora Gemma Foster é destruída quando ela descobre a traição de seu marido. Elenco afiado encabeçado pela excelente atriz Suranne Jones praticamente aparecendo em todas as cenas arrasando no papel da mulher traída e que não abaixa a cabeça por nada.




DOWNTON ABBEY


A mais famosa série desta lista, Downton Abbey chegou ao final este ano depois de 6 temporadas emocionando e encantado o publico com suas historias simples, porem, cativantes. A historia acompanhou quase 15 anos da família Crawley e seus empregados da gigantesca propriedade. Com um elenco numeroso, fica difícil destacar algum ator ou atriz pois todos tiverem participações significativas e conquistaram o publico. Mas não dá para deixar de citar a presença das veteranas Maggie Smith e Penelope Wilton e a troca de alfinetadas entre suas personagens que garantiam o humor da série.




LIFE ON MARS

Intrigante, misteriosa, excelente, difícil de superar,,, Muitos adjetivos podem ser utilizados para Life on Mars a mais sensacional serie criada na década de 2000. Injustamente compara a Lost (a produção inglesa é muito melhor) o seriado acompanha Sam Tyler (Jonh Simm) um policial que é atropelado e acorda em 1973 e terá que dar um jeito de voltar a 2008 e descobrir o que diabos aconteceu com ele. Sam morreu? Está em coma? Alguma coisa o fez voltar no tempo? Sucesso de publico e critica, o seriado não foi concluído em suas duas temporadas o que aconteceu na sua continuação Ashes to Ashes. Infelizmente, o destino de Sam foi um pouco decepcionante. Mas não manchou a reputação da série. Destaque para o ator Jonh Simm que teve a proeza de aparecer em 100% das cenas filmadas.





LINE OF DUTY


Assim como Broadchurch e Doctor Foster, Line of Duty surgiu como mini serie mas seu sucesso junto ao publico e critica fez a BBC encomendar novos episódios transformando automaticamente num seriado que, em 2016, vai estrear a terceira temporada. A trama é centrada na corregedoria da policia encarregada de investigar policiais desonestos e corruptos. Apesar do elenco (muito bom) contar com as presenças fixas de Martim Compson (detetive Arnott) e Vicky McClure cada temporada tem um protagonista diferente, no caso, o policial investigado. Já fizeram esses papeis Lanie James (visto hoje em The Walking Dead) e Keeley Hewes (Ashes to Ashes). Cada temporada desta serie demora quase dois anos para ficar pronta por causa da agenda apertada dos envolvidos. No mais, é uma ótima trama policial.




MAD DOGS


Quatro amigos vão passar as férias num lugar paradisíaco chamado Mallorca na Espanha, jamais imaginaram que iam se meter na maior encrenca de suas vidas lidando com assassinatos, perseguições, drogas, trocas de identidade e muita correria. O destaque da produção (além de locações deslumbrantes na Espanha e África do Sul) foi o quarteto protagonista feito pelos amigos John Simm e Philip Glenister (ambos de Life on Mars), Marc Warren e Max Beesley que tinham uma química incrível. Mad Dogs teve 4 temporadas com num total de 14 episódios produzidos e este ano ganha um desnecessário remake na TV americana.




THE FALL

Basicamente sustentado por dois atores, The Fall é mais uma produção da lista que ganhou o status de seriado ao ser bem aceito em todos os países em fora exibido. Na trama a detetive Stella (Gillian Anderson, sempre excelente) caça implacavelmente um serial killer que esta abusando e matando mulheres solteiras. Jamais ela imagina que o responsável pelos crimes é o pacato pai de família Paul (Jamie Dorman de 50 Tons de Cinza) e os dois travam um sedutor e perigoso jogo de gato e rato.





THE OFFICE UK


Uma série que rendeu inúmeros remakes, mesmo que em algumas situações sejam disfarçadas! Esta The Office original saiu da mente de Rick Gervais e Stephen Merchant hoje comediantes requisitados nos EUA. A estressante e chata rotina de um escritório nunca foi tão divertida de se ver. A serie ainda inaugurou o formato de monkumentary ou falso documentário onde os personagens interagem com a câmera (ou seja, nós) e nos brindou com situações inusitadas e engraçadas e brincou com a vergonha alheia como nenhuma outra série fez. 

Nenhum comentário: