Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

PERFIL: DANNY STRONG



De figurante em seriados á um dos mais elogiados roteiristas da atualidade. Assim pode-se começar a falar de Danny Strong ator e agora roteirista bastante requisitado. Nascido em Manhattan Beach na Califórnia, ele frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, onde se formou em teatro. Durante seu período lá, ele ganhou o Prêmio James Pendelton por um papel e foi finalista para o prestigioso Irene Ryan Award oferecido pelo Centro Kennedy. Após a formatura, ele começou a trabalhar como ator e foi premiado com uma bolsa da USC School of Theater para ensinar durante o curso de verão (aos vinte e dois anos, ele é a pessoa mais jovem a receber esta honra). Eu conheci essa figura baixinha (ele tem 1,57 m) fazendo o papel de Jonathan um colega estudante de Buffy na série homônima.

O personagem Jonathan aparecia na serie sempre em pontas e com poucos diálogos. Mas, na terceira temporada, o personagem e Danny Strong ganharam uma chance imperdível. Durante o episodio O Alcance da Voz, Buffy é infectada pelo sangue de um demônio e ganha um novo poder: pode escutar o pensamento de todos. Mas esse poder acaba quase levando a garota a loucura pois o pensamento de todas as pessoas é escutado por ela. Ela acaba escutando uma pessoa dizendo que vai matar a todos no colégio e acaba descobrindo que Jonathan tentava o suicídio pois se sentia triste por ser baixinho e não popular. Esse foi o episódio que foi proibido por um tempo de ser exibido nos EUA devido as semelhanças com o chocante tiroteio da escola de Columbine onde um aluno saiu atirando em tudo pela frente. Na quarta temporada de Buffy, Danny Strong ganhou um destaque ainda maior no episódio O Super Astro quando Jonathan faz um feitiço e vira o cara mais popular do planeta. Até a abertura da série foi alterada com imagens de Jonathan ao invés de Buffy.  Jonathan retornaria ainda na sexta e sétima temporadas como parte do grupo de nerds que tenta acabar com a heroína.

Danny Strong como Jonathan em Buffy...

... e com o parceiro do sucesso com Lee Daniels.



Depois dessa participação, o ator descolou vários papeis em seriados mas o papel de maior destaque foi um personagem recorrente em Mad Man. O ator deu um virada na carreira em 2008 quando se revelou um talentoso roteirista escrevendo o telefilme da HBO Recontagem sobre os bastidores acerca das eleições presidências americanas em 2000 quando George W. Bush derrotou Al Gore. Essa produção foi muito elogiada e considerada tão importante quanto o filme dos anos 1970 Todos os Homens do Presidente. A HBO ficou satisfeita com o trabalho de Strong e bancou mais uma produção com pegada politica, Virada no Jogo sobre como Sarah Pallin (Julianne Moore) sendo vice candidata ganhou mais destaque mais do que o candidato presidencial Jonh MCain nas eleições de  2008. Por essa produção, Strong ganhou o Emmy de melhor roteirista de telefilme. 

Logo em seguida, Danny escreveu outro elogiado drama, Mordomo da Casa Branca filme em que ele se formou uma parceria bem sucedida com Lee Daniels, o diretor. Os dois criaram juntos Empire a sensação na TV aberta americana na temporada passada que conquistou excelentes indicies de audiência para uma produção novata. A série tem duas coisas que o publico americano adora: musica e personagens com personalidade forte. Trabalhando como roteirista da série, Strong ainda escreveu o roteiros de Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1 e Final.  O rapaz continua a todo o vapor e já foi anunciado como escritor da adaptação do livro The Lost Symbol (O Simbolo Perdido) de Dan Brown e também de Rebel in the Rye a esperada biografia do recluso escritor J.D. Salinger de O Apanhador no Campo de Centeio

Nenhum comentário: