Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PERFIL DA CARREIRA DE JJ ABRANS



Ele é o novo midas de Hollywood. O titulo, antes pertencente a Steven Spielberg, se refere as produções escritas, dirigidas ou produzidas por J. J. Abrams que se tornaram sucesso e enchem os cofres dos estúdios de cinema.

Mas quem pensa  que Abrams é um novato na maquina de fazer dinheiro que Hollywood é, nem imagina que ele ainda novo com seu nome verdadeiro Jeffrey  (o outro "j" é de Jacob) escreveu o roteiro de Eternamente Jovem. Sim, meus amigos aquele drama romântico com Mel Gibson de 1992. Porem, esse foi seu terceiro filme já que ele já havia assinado os roteiros de Milionário num Instante (1990) com Jmaes Belushi e Uma Segunda Chance (1991) a primeira vez em que trabalhou com Harrison Ford.  No final dos anos 1990, Abrams começou a sua invasão na televisão. Ele apresentou uma serie dramática estrelada por uma jovem em busca de seus sonhos na cidade grande em Felicity que durou 4 temporadas e ficará marcada para sempre pela brusca queda de audiência após a protagonista cortas seus belos cabelos louros cacheados.

J.J ao centro com o elenco da primeira temporada de Alias


Felicity foi cancelada em 2001 mesmo ano que J.J. criou sua melhor serie de TV. Misturando o clima leve e descontraído de Felicity com filmes de espionagem, Alias - Codinome Perigo foi a mais excitante e emocionante série no período com o melhor piloto para um seriado de TV já produzido. A produção revelou a talentosa Jennifer Garner fazendo o papel de uma dupla espiã. Infelizmente, apos a terceira temporada a série teve uma queda na qualidade dos roteiros, mas o suficiente para chamar a atenção de  Tom Cruise. Mas eu já chego lá.  A caída de Alias se deu por que o produtor também estava envolvido com outra série que deu o que falar: Lost. Co-criado por Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof, Lost foi outro fenômeno de popularidade, mas que também sofreu duras criticas por "desviar do caminho" do qual inicialmente estava proposto. Ainda na TV, vemos o toque de J.J nas seguintes produções: Six Degress (2006), Undercovers (2010), Alcatraz (2012), Revolution (2012) Almost Human (2013) e  Belive (2013) que duraram poucos capítulos no ar. Outra serie que foi elogiada pela critica mas que sobreviveu aos trancos e barrancos na audiência foi Fringe que teve a participação nos roteiros dos amigos de longa data de Abrams Alex Kurtzman e Roberto Orci.

Com Tom Cruise dirigindo Missão Impossível 3


Em 2006, J.J Abrams e sua equipe de roteiristas foram convidados por Tom Cruise para dar uma levantada na franquia Missão: Impossível após o astro ficar fã da série Alias - Codinome Perigo. O resultado foi o filmaço de ação Missão Impossível 3 produzido para a Paramount Pictures que também convidou Abrams para revitalizar outra franquia: Star Trek. Agradando fãs da série original e arrebatando novos fãs, o diretor e escritor também conduziu a sequencia Star Trek: Alem da Escuridão em 2013. Neste período a poderosa Disney comprou por 4 bilhões de dólares os direitos da saga Star Wars de George Lucas e passou o comando do novo filme da franquia para Abrams.

Com o elenco do novo Star Trek


J.J Abrams, apesar de fã dos filmes, ficou com medo com a ideia de revitalizar mais uma franquia mas foi convencido a dirigir Star Wars - Episodio VII - O Despertar da Força filme cheio de cenas de ação e momentos emocionantes feitos para agradar os fãs de longa data. 


+

J. J. Abrams tinha mais uma ingrata missão: revitalizar mais uma franquia. Conforme dito acima, o escritor e diretor já havia aceito o desafio de dar um novo gás a cine serie Missão: Impossível e recriar a franquia Star Trek (ou Jornada nas Estrelas para os íntimos). Com a  ajuda de seus colaboradores, o rapaz conseguiu com louvor cumprir essa tarefa. Até que veio o convite para Star Wars. Desta vez, a missão de Abrams seria dar continuidade as clássicas aventuras de Luke Skywalker e companhia. Na trama passada anos após os eventos de O Retorno de Jedi, os vilões se reergueram e agora se chamam Nova Ordem e estão dispostos a manter os cavaleiros Jedi vivendo como lenda. Começa a busca pelo lendário Luke com o encontro de Han Solo (Harrison Ford) com os novatos Ray (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) e o droide que rouba a cena BB8. Comentar aqui a origem de cada novo herói da franquia bem como do vilão Kylo Ren (Adam Drive) é estragar as muitas surpresas que o filme guarda. A graça é ser surpreendido. Dos veteranos, Harrison Ford brilha novamente com Han Solo e Carrie Fischer (Léia) e Mark Hammil (Luke) aparecem mas não tanto quanto os fãs antigos gostariam, quem sabe nas proximas duas produções que vão encerrar esta nova trilogia... Vou fazer uma critica mais detalhada da produçao em breve mas aconselho, até quem não curte Star Wars, de ir ver  a nova produção feita por J.J. Abrams o atual cara de Hollywood que nos diverte e nos faz sonhar.   

Nenhum comentário: