Páginas

sábado, 5 de março de 2016

A HIPOCRISIA NA TV BRASILEIRA

Foi ao ar na noite desta sexta feira, dia 04 de março, o ultimo capitulo da novela A Dona (Soy Tu Dueña, 2010). Uma das produções mexicanas mais pedidas ao SBT pelos fãs do gênero, a novela se tornou um exito para a emissora com media geral de 8 pontos de audiência. O numero pode ser baixo para você, mas estamos numa era onde as pessoas estão cada vez menos assistindo a TV aberta graças ao advento de  outras mídias que surgiram nos últimos anos como internet, TV a cabo, sites de streaming e vídeo games. Uma média próxima a dois dígitos, significa muito. 

A novela A Dona foi um grande sucesso da Televisa em 2010, sendo um remake da novela La Dueña de 1996 que ganhou uma regravação produzida no SBT chamada Amor e Ódio em 2001. Nos papéis principais havia o grande chamariz do reencontro entre os atores Fernando Colunga e Gabriela Spanic que protagonizaram o grande sucesso A Usurpadora. Gabriela foi a vilã dissimulada Ivana e Fernando o mocinho José Miguel que foi diferente de outros papeis semelhantes que Colunga interpretou, esse seu personagem tinha bom humor. Colunga viveu um personagem apaixonado por Valentina da cantora e atriz Lucero (conhecida aqui no país por Chispita, Laços de Amor e Por Ela Sou Eva) chamada de a dona por ser a  proprietária de uma fazenda. A moça foi abandonada no altar e de sonhadora e doce passou a ser amarga e durona. 

Lucero: a dona do seu coração

Fernando Colunga e Gabriela Spanic: reencontro esperado


A grande critica ao SBT foi a edição de cenas que tornou a trama as vezes sem noção para o telespectador mais atento. Exibida no seu país de origem as 21h00, houve muitas cenas de abuso do vilão Rodrigo (Sergio Guyri) contra varias personagens, as cenas sensuais entre os vilões e muitas cenas onde armas são mostradas. Tudo foi editado pela emissora paulista para que a novela fosse exibida as 17h00 (no ultimo mês de exibição foi exibida as 18h15) o que desagradou o publico. Mas (agora entrando de vez no titulo da postagem), como o SBT pode ter medo de exibir tal conteúdo improprio para o horário, se seus concorrentes usam e abusam de conteúdo mais improprio ainda. Disfarçado de "jornalismo" as reportagens de programas como Cidade Alerta (Record) e Brasil Urgente (Band) possuem conteúdo tão inadequado para o horário quanto os mostrados na novela. São coisas bem   piores como crimes envolvendo pedofilia, mortes, brigas, flagras, sexo, violência, etc. Não só nesse horário, o "mundo cão televisivo" também é exibido mais cedo no horário do meio dia. 

A protagonista é a vilã: Teresa é um grande sucesso

A substituta de Teresa já está confirmada: novela inédita Abismo de Paixão


Por estar disfarçado de jornalismo, o Ministério Publico jamais vai questionar conteúdo desse tipo de programa e pouco importa se crianças tem acesso fácil, a hipocrisia aqui no Brasil fala alto. Se não pode na novela, não poderia em outro lugar não é mesmo? Mas não é bem assim que funciona. Para se ter uma ideia, até cenas de bofetadas são cortadas, mas videos amadores de meninas se batendo, pode. Felizmente, o publico pode estar cansando fácil desse tipo de programa, haja visto que as novelas da tarde do SBT (agora 100% mexicanas), dão mais audiência que os popularescos programas policiais, que até estão apelando para uma bizarra mistura com pitadas de humor, para segurar o publico. Mas esse tipo de programa, assim como as novelas, não tem previsão de acabar. Eles renascem de tempos em tempos, ainda piores. Não estou dizendo que as desgraças não devem ser mostradas, apenas que elas deviam ter a hora certa para isso.

Meu coração é teu: Sucesso na primeira semana de exibição


Nenhum comentário: