Páginas

domingo, 15 de maio de 2016

OS 20 ANOS DE O REINO DO AMANHÃ

Uma das historias em quadrinhos mais impactantes de todos os tempos completa 20 anos de sua publicação original. O Reino do Amanhã (Kingdon Come, no original) foi uma mini serie em 4 capítulos que é uma verdadeira ode aos gibis de super heróis e é uma combinação perfeita entre roteiro e arte.



Na historia, estamos num futuro onde heróis como Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Arqueiro Verde ou se aposentaram ou comandam outros heróis das sombras. Filhos, netos e uma nova geração de seres super poderosos estão protegendo os cidadãos a sua maneira: com muita violência e sem se importar muito com o próximo. O cenário está cada vez mais caótico e a Mulher Maravilha decide ir atrás de Superman para juntos colocar ordem no caos. Ele fica relutante graças aos traumáticos eventos que o fizeram se retirar. Com a situação fora de controle, ele decide voltar e formar uma nova Liga da Justiça que terá um desafio duplo, prender os vilões e reeducar os novos heróis. Mas Superman, a principio não conta com a ajuda de Batman que sempre esperto está de olhos nas armações de Lex Luthor que está controlando mentalmente ninguém menos que Capitão Marvel (hoje chamado de Shazam) que, sendo o mortal mais poderoso vivo, vai bater de frente com o Superman. Tudo é acompanhado pelo pastor Norman McCay que é escolhido por Espectro para desempenhar uma função importante dentro desse conflito.

Superman: o grande astro de O Reino do Amanhã

Capitão Marvel: o inimigo a altura do Superman

Escrito por Mark Waid e belamente ilustrado por Alex Ross (também co-autor da ideia), O Reino do Amanhã disfarçadamente é uma critica ao cenário dos gibis de super heróis dos anos 1990 e seus roteiros fracos e historias violentas e superficiais, um estilo criado pela Image Comics e que foi seguido pela Marvel e DC pois esse tipo de historia vendia mais. Se, superficialmente existia a critica para os quadrinhos da época, escancaradamente O Reino do Amanhã é uma homenagem as chamadas Eras de Ouro e Prata dos gibis  onde grandes escritores e desenhistas proporcionaram momentos de pura diversão e fantasia aos leitores. Cada personagem ganhou um momento seu para brilhar mas a concentração foi em cima da trindade Superman, Mulher Maravilha e Batman. A arte de Alex Ross é uma obra de arte a cada quadrinho, cada pagina, a impressão é todos os quadros foram pintados com muito amor. A técnica de pintura de Ross é curiosa. Para fazer seu estilo chamado hiper realista, o artista pede para amigos e familiares pousarem para ele que registra e faz as artes a partir das fotos.O personagem que nos conduz a historia de O Reino do Amanhã, Norman McCay é o pai de Ross, Clark Norman. A Cada avanço da historia ele observa os fatos cada vez mais incrédulo e passivo e, junto do Espectro, faz um passeio entre o universo de super heróis da DC Comics. 

Batalha entre Superman e Capitão Marvel: o clímax da historia

Mulher Maravilha e as pazes entre Superman e Batman

O grande final, que arrepia até hoje, é o embate entre Superman e um controlado Capitão Marvel e o sacrifício que cada um dos personagens faz para salvar o mundo do caos. O Reino do Amanhã é uma leitura obrigatória para todos os fãs de gibis, gostando ou não dos personagens da DC Comics. Pois, além de ser uma homenagem as historias em quadrinhos, é uma historia muito bem escrita. 

O maior dos heróis na deslumbrante arte de Alex Ross



Nenhum comentário: